domingo, 20 de janeiro de 2013

Reflexão 2º Domingo do Tempo Comum (20.01.2013)

Iniciamos o Tempo Comum e com ele vamos passar pela vida pública de Jesus seus ensinamentos, milagres. O que deixou o povo, de um lado feliz com a manifestação das graças de Deus e de outro com a “pulga atrás da orelha” dos grandes daquele tempo.
Na primeira leitura vemos o profeta proclamar tempos de esperança, de comunhão, um tempo esponsal onde Deus renovará todo o povo. Este texto de Isaías é chamado de Terceiro Isaías, foi escrito depois do Exílio da Babilônia, o segundo Isaías foi escrito durante o período da Babilônia e o primeiro antes do exílio. Aqui no Terceiro o profeta traz palavras de ânimo motivando o povo na reconstrução e na aliança com Deus que fará tudo novo “Assim como o jovem desposa a donzela, assim teus filhos te desposam; e como a noiva é a alegria do noivo, assim também tu és a alegria de teu Deus”. O Deus das promessas está alegre em ter trazido o povo de volta e fará um tempo novo para a alegria dos escolhidos.
Este tempo certamente foi coroado com a vinda do Filho de Deus nosso Salvador e Redentor, que no evangelho São João faz questão de marcar sua iniciativa de anúncio da novidade da Boa Nova com a festa das bodas de Caná. Importante refletirmos “o porquê” São João fez questão de colocar esta festa com tantos detalhes e só em seu evangelho aparece tal festa. Certamente é uma festa acompanhada de um milagre, mas por que Jesus vai fazer um milagre de transformar água em vinho sendo que o pessoal já estava cheio de vinho e a festa já estava em seu final: “Todo mundo serve primeiro o vinho melhor e, quando os convidados já estão embriagados, serve o vinho menos bom. Mas tu guardaste o vinho melhor até agora!”. Sabemos que a Sagrada Escritura é a Palavra de Deus, é uma Carta de Deus, então mais que apresentar um milagre tem o objetivo de trazer uma mensagem do Pai, portanto temos que olhar com os olhos da fé imbuídos do mesmo Espírito que levou João a escrever – o Espírito Santo.
Vejamos é uma festa em que o vinho acaba e a Mãe de Jesus pede-lhe que faça alguma coisa, Jesus questiona, mas diante da atitude de sua Mãe manda encher as talhas de água e traz uma nova alegria aos convidados servindo um vinho inigualável.
Meditemos: A festa é a presença de Jesus no mundo onde o vinho apresentado pela Lei não está satisfazendo o povo e estão sem rumo e os mandantes da lei não estão sabendo o que fazer e o povo estão se servindo de algo que não satisfaz. Neste contexto a humanidade oprimida pelo vinho ruim apresenta uma representante que tem condições de levar ao Senhor da festa um pedido de súplica em favor da humanidade, afinal Ela é santa, sem pecado, e Cheia da Graça. Maria, nossa representante, chega ao Senhor e mostra a condição em que os homens se encontram: “Eles não tem mais vinho”. Na resposta de Jesus – “Minha hora ainda não chegou”. – Quer mostrar que sua ação é realizada a partir da humanidade que clama que seu amor chegue até os homens que pedem uma vida nova. Jesus toma a atitude, mas de não mexer no vinho já existente e nem de pegar novas uvas que também estão contaminadas pelo velho sistema dos Judeus, mas vai usar de algo limpo, puro e sem substância nenhuma, algo totalmente novo, a água que lava e purifica agora é à base de uma nova Lei – o Amor. E desta forma a festa continua, mas totalmente diferente, pois este vinho não embriaga e gera felicidade.
Aqui está resumida toda a missão de Jesus. Que veio trazer algo novo e que a partir de sua missão o mundo seria outro. É o marco de um novo tempo.
E esta novidade continua com a vinda do Espírito Santo que nos cumula de Dons e Carismas nos dando ainda mais “vinho novo” - “Todas estas coisas as realiza um e o mesmo Espírito, que distribui a cada um conforme quer”.
As bodas de Caná continua a se realizar hoje na Igreja, Jesus está sempre transformando água em vinho: Seja em nossa vida de pecado nos libertando, seja nos milagres realizados na Igreja, seja no impulso do Espírito Santo nos chamando à santidade, mas sempre buscando realizar em nós uma festa, nos tornando mais santos para que Ele seja tudo em nós.
Nesta nossa caminhada somos ornamentados com Dons e Carismas para saborearmos as coisas do Céu na intimidade com Deus – o Vinho Novo.
Somente quem bebeu sabe, espero que você saiba. Se não sabe busque, pois quem busca acha...

Antonio ComDeus

Nenhum comentário:

Postar um comentário