sexta-feira, 23 de novembro de 2012

VÍCIOS E VIRTUDES

Conteúdo enviado pelo internauta Renato Silva Santos

“A liberdade como dádiva de Deus. O pecado como prisão invisível do mundo.”

Quando se fala em vício, lembra-se, facilmente, das drogas ou de qualquer coisa que cause dependência no ser humano. De modo geral, um conceito satisfatório está realmente próximo disso: vício é uma disposição habitual para um certo mal.

Na vida de um cristão, este conceito está intrinsecamente relacionado a uma das mais virtuosas características do homem feito à imagem e semelhança de Deus: a liberdade.

Com relação à vida do jovem cristão, podemos direcionar esta análise com um destaque devido aos distúrbios sexuais, nem tão raros nessa etapa da vida. É importante, porém, lembrar que, apesar de comum, esse mal não deve ser encarado com normalidade, mas com maturidade e coragem.

Vivemos num mundo no qual os valores ensinados por Jesus estão longe de serem prioridades. A “cultura” valorizada nesse mundo se fundamenta numa liberdade que contraria a responsabilidade e o autocontrole. Ser livre é, segundo essa teoria, fazer tudo o que quisermos e pudermos. Porém, ao abraçarmos os vícios, estamos nos tornando escravos de tais práticas e fazendo, em vão, o sacrifício de Cristo, Aquele que nos libertou ao entregar Sua vida por nós.


É nesse mundo que o cristão deve superar os obstáculos na caminhada em busca da castidade, mesmo que todas as mídias ofereçam e propaguem a pornografia e o uso do corpo como objeto. O jovem não deve ser alienado. Ele deve estar no mundo, mas não ser dele. Deve saber impor sua personalidade em todas as situações.

VIRTUDE, A ALEGRIA SEM OPRESSÃO

Uma das mais belas virtudes de um cristão é saber colocar-se no seu lugar de ser amado e reconhecer o senhorio de Deus como o Ser que ama infinitamente e está pronto para perdoar. Poder contar com auxílio de Nossa Senhora é outra dádiva que temos para vencer o mal. Cada vez que uma pessoa resiste a uma tentação, ela se fortalece e ganha mais ânimo pra vencer outras batalhas que virão.

Se cairmos, é preciso saber nos levantar de cabeça erguida, sem martírios ou culpa, até porque nada disso é maior do que o amor de Deus por nós. A liberdade é um dom que o Senhor nos deu, por isso não podemos deixar que o mundo a roube de nós. Quando o maligno nos oferecer uma falsa liberdade, maquiada por beleza aparente e prazeres físicos (e é assim que ele tenta nos pregar peças no dia-a-dia), precisamos saber tomar posse das virtudes de um seguidor de Cristo para vencer esta batalha.

“É para que sejamos homens livres que Cristo nos libertou. Ficai, portanto, firmes e não vos submetais outra vez ao jugo da escravidão (Gálatas 5:1).

Nenhum comentário:

Postar um comentário