domingo, 20 de janeiro de 2013

Reflexão 2º Domingo do Tempo Comum (20.01.2013)

Iniciamos o Tempo Comum e com ele vamos passar pela vida pública de Jesus seus ensinamentos, milagres. O que deixou o povo, de um lado feliz com a manifestação das graças de Deus e de outro com a “pulga atrás da orelha” dos grandes daquele tempo.
Na primeira leitura vemos o profeta proclamar tempos de esperança, de comunhão, um tempo esponsal onde Deus renovará todo o povo. Este texto de Isaías é chamado de Terceiro Isaías, foi escrito depois do Exílio da Babilônia, o segundo Isaías foi escrito durante o período da Babilônia e o primeiro antes do exílio. Aqui no Terceiro o profeta traz palavras de ânimo motivando o povo na reconstrução e na aliança com Deus que fará tudo novo “Assim como o jovem desposa a donzela, assim teus filhos te desposam; e como a noiva é a alegria do noivo, assim também tu és a alegria de teu Deus”. O Deus das promessas está alegre em ter trazido o povo de volta e fará um tempo novo para a alegria dos escolhidos.
Este tempo certamente foi coroado com a vinda do Filho de Deus nosso Salvador e Redentor, que no evangelho São João faz questão de marcar sua iniciativa de anúncio da novidade da Boa Nova com a festa das bodas de Caná. Importante refletirmos “o porquê” São João fez questão de colocar esta festa com tantos detalhes e só em seu evangelho aparece tal festa. Certamente é uma festa acompanhada de um milagre, mas por que Jesus vai fazer um milagre de transformar água em vinho sendo que o pessoal já estava cheio de vinho e a festa já estava em seu final: “Todo mundo serve primeiro o vinho melhor e, quando os convidados já estão embriagados, serve o vinho menos bom. Mas tu guardaste o vinho melhor até agora!”. Sabemos que a Sagrada Escritura é a Palavra de Deus, é uma Carta de Deus, então mais que apresentar um milagre tem o objetivo de trazer uma mensagem do Pai, portanto temos que olhar com os olhos da fé imbuídos do mesmo Espírito que levou João a escrever – o Espírito Santo.
Vejamos é uma festa em que o vinho acaba e a Mãe de Jesus pede-lhe que faça alguma coisa, Jesus questiona, mas diante da atitude de sua Mãe manda encher as talhas de água e traz uma nova alegria aos convidados servindo um vinho inigualável.
Meditemos: A festa é a presença de Jesus no mundo onde o vinho apresentado pela Lei não está satisfazendo o povo e estão sem rumo e os mandantes da lei não estão sabendo o que fazer e o povo estão se servindo de algo que não satisfaz. Neste contexto a humanidade oprimida pelo vinho ruim apresenta uma representante que tem condições de levar ao Senhor da festa um pedido de súplica em favor da humanidade, afinal Ela é santa, sem pecado, e Cheia da Graça. Maria, nossa representante, chega ao Senhor e mostra a condição em que os homens se encontram: “Eles não tem mais vinho”. Na resposta de Jesus – “Minha hora ainda não chegou”. – Quer mostrar que sua ação é realizada a partir da humanidade que clama que seu amor chegue até os homens que pedem uma vida nova. Jesus toma a atitude, mas de não mexer no vinho já existente e nem de pegar novas uvas que também estão contaminadas pelo velho sistema dos Judeus, mas vai usar de algo limpo, puro e sem substância nenhuma, algo totalmente novo, a água que lava e purifica agora é à base de uma nova Lei – o Amor. E desta forma a festa continua, mas totalmente diferente, pois este vinho não embriaga e gera felicidade.
Aqui está resumida toda a missão de Jesus. Que veio trazer algo novo e que a partir de sua missão o mundo seria outro. É o marco de um novo tempo.
E esta novidade continua com a vinda do Espírito Santo que nos cumula de Dons e Carismas nos dando ainda mais “vinho novo” - “Todas estas coisas as realiza um e o mesmo Espírito, que distribui a cada um conforme quer”.
As bodas de Caná continua a se realizar hoje na Igreja, Jesus está sempre transformando água em vinho: Seja em nossa vida de pecado nos libertando, seja nos milagres realizados na Igreja, seja no impulso do Espírito Santo nos chamando à santidade, mas sempre buscando realizar em nós uma festa, nos tornando mais santos para que Ele seja tudo em nós.
Nesta nossa caminhada somos ornamentados com Dons e Carismas para saborearmos as coisas do Céu na intimidade com Deus – o Vinho Novo.
Somente quem bebeu sabe, espero que você saiba. Se não sabe busque, pois quem busca acha...

Antonio ComDeus

segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

Faça a vontade de Deus

A Palavra meditada, hoje, está em Mateus 24, 45-51

Mais uma vez, a providência se revela por meio da música cantada no início do programa: “Eu creio nas promessas de Deus”. A Palavra de hoje nos diz que há uma promessa de Deus para a nossa vida. Quando Ele diz que quer nos confiar todos os Seus bens, ensina-nos a ser fiéis e prudentes.

Mais do que ser fiel e prudente, nos foi dada a missão de ajudar pessoas, dando-lhes alimento na hora certa, como um pai que cuida de um filho, que não o alimenta o tempo todo, mas somente no momento necessário.

O Senhor está voltando! Quando voltar e encontrar aquele que foi confiado dando o alimento certo na hora certa para os seus, ficará feliz.

Você tem dado a Palavra certa na hora certa? Tem dado amor às pessoas na hora certa? Muitos se doam dentro da igreja, mas dentro de casa não exercem o ministério, não evangelizam. Utilizam a igreja como fuga, mas é preciso dar o alimento à aqueles que lhe foram confiados.

Muitas vezes, pregar é fechar a Bíblia e dar atenção àquele filho que fica o dia inteiro no vídeo-game.

Nesse ano de 2013, busque fazer a vontade d'Aquele que o enviou, cuidando das pessoas da sua casa, dando-lhes o alimento na hora certa. Hoje, Deus busca pessoas que falam o idioma certo, que usem a língua da prudência e da fidelidade.

Muitas vezes, esse coração obediente vai pedir para que você pare o que estiver fazendo para se atentar aos detalhes, para ir e cuidar dos seus. Otras vezes, você vai ouvir dos outros que você trocou Jesus para cuidar de alguém, mas você não fez isso, pois a evangelização começa em casa.

Você precisa pegar essa evangelização que faz em casa e levá-la para onde você for pregar, pois terá conteúdo para demonstrar a todos. Como a Palavra de ontem disse: “Palavras bonitas atraem, mas não seguram.”

“Muitos falam da vinda de Jesus, mas dizem que está tudo do mesmo jeito”. Estão errados, pois Jesus está voltando e essas pessoas terão de fazer a sua parte.
Quantas pessoas são espancadas por palavras duras enquanto precisavam ouvir palavras de amor de seus familiares?!

A Palavra de Deus, hoje, fala de um futuro melhor. E ela é para você que está com o coração apertado.

Jesus é tão bom, tão maravilhoso que se faz presença na Eucaristia em cada Missa. É no cotidiano da vida que vamos adquirindo a forma de Deus.

O Catecismo da Igreja diz que Jesus foi realizar os milagres somente no final de sua vida, pois boa parte dela Ele viveu como os homens e seguiu a submissão de José e Maria, seus pais aqui na Terra.

Muitos estão aqui, hoje, vivendo a Revolução Jesus para que possam viver a santidade no seu dia a dia. A Palavra de hoje é uma promessa de Deus para a nossa vida.

Alegra-te, pois Deus está visitando a sua casa e o seu coração nesta manhã!



Alexandre Oliveira
Membro da Comunidade Canção Nova

domingo, 13 de janeiro de 2013

Em quem esperar?

Aprendamos um segredo com o salmista e nunca mais nos esqueçamos dele: “Só em Deus repousa a minha alma, é d’Ele que me vem o que eu espero” (Sl 61,6).

Às vezes, ficamos magoados com as pessoas, deprimidos, decepcionados, amargurados, desanimados, porque esperamos delas o que só Deus pode nos dar. Por melhor que sejam elas, não têm a capacidade de saciar a sede do nosso coração e da nossa alma, porque:

“Só Jesus de Nazaré é capaz de satisfazer as aspirações mais profundas do coração humano” (João Paulo II).

É engano pensarmos que as pessoas são perfeitas, porque não são. Precisamos fazer o exercício de não esperarmos nada de ninguém, a não ser de Jesus. Será um duro exercício, porque, naturalmente, sempre esperamos por alguma retribuição ou iniciativa por parte daqueles com os quais convivemos.

Peçamos a Jesus a graça de termos um coração dependente unicamente d’Ele em todos os momentos.

Jesus, eu confio em Vós!

Luzia Santiago

sábado, 12 de janeiro de 2013

Estou sem saída! Por onde vou agora?

Atenção, pois bastam poucas coisas pra gente sair de situações assim! Em primeiro lugar faça silencio! Você já deve ter percebido a enorme vontade de falar disso todo o tempo, o que só aumenta a sensação de vazio, pois trata-se de uma tentação das grandes. Depois, escolha um conselheiro que, segundo sua compreensão, quer ser santo de verdade, compreende as coisas do ser humano e de Deus também. Depois, esqueça as soluções e transforme o que está vivendo num caminho para ser melhor!
Fácil? Talvez! Depende da coragem que você tem! Não existe solução fácil para situações difíceis!


Seu irmão,
Ricardo Sá

sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

Não perca mais tempo!

É preciso se decidir a amar e a perdoar. É como o padre na hora da Santa Missa. Para converter o pão e o vinho no Corpo e no Sangue de Cristo é necessário pronunciar as palavras da consagração: "Isto é meu Corpo... Este é o cálice do meu Sangue...". Cabe ao sacerdote pronunciar as palavras e, ao Espírito Santo, com Sua graça, fazer o milagre, para que se tornem presentes sobre o altar o Corpo e o Sangue de Nosso Senhor Jesus Cristo.

Se o sacerdote não disser as palavras, não haverá como o Espírito Santo agir. Na hora em que ele pronuncia essas palavras, o Espírito Santo age e a maravilha de Deus acontece: um milagre.

Com o amor e o perdão é o mesmo: Deus entra com a graça, mas, se não há decisão, não há como a graça d'Ele agir. Pois Ele quis nos criar livres.

Não perca mais tempo: ame hoje, perdoe hoje, ajude quem necessita hoje!

"Bendigo a Deus de todo o coração por colocar em meu caminho tantas pessoas verdadeiramente boas!" (Padre Pio de Pietrelcina)

Deus o abençoe!

Monsenhor Jonas Abib
Fundador da Comunidade Canção Nova

terça-feira, 1 de janeiro de 2013

ESPECIAL DE ANO NOVO...

"Quem teve a idéia de cortar o tempo em fatias, a que se deu o nome de ano, foi um indivíduo genial. Industrializou a esperança, fazendo-a funcionar no limite da exaustão.Doze meses dão para qualquer ser humano se cansar e entregar os pontos. Aí entra o milagre da renovação e tudo começa outra vez, com outro número e outra vontade de acreditar que daqui para diante vai ser diferente"

                                                                                                 Carlos Drummond de Andrade

A Comunidade Tom de Amor deseja a todos os visitantes do blog um abençoado e iluminado 2013,
que este ano que se inicia seja mais um entregue a vontade de Deus e que todos permaneçam perseverantes na graça e na força da oração. Que Maria, nossa mãezinha, guie a todos os seus filhos e que os anjos os defendam das armadilhas ao longo do caminho!