terça-feira, 30 de agosto de 2011

Humanidade está sedenta de Deus, enfatiza Bento XVI‏

O Papa Bento XVI celebrou a Missa de encerramento do encontro com seus ex-alunos no Centro Mariápolis de Castel Gandolfo
A humanidade tem sede por algo grande, tem sede de Deus. Muitos vivem a procurar em diversos lugares, como terra árida eles procuram pela água viva.

“Pedimos por àqueles que procuram a água viva em outros lugares, para que Ele mostre que essa água é Ele mesmo, o qual não vai permitir que a vida dos homens, a sua sede por aquilo que é grande, sede de plenitude, seja afogada ou sufocada naquilo que é transitório”, destacou o Papa Bento XVI no fim do encontro com seus ex-alunos, neste domingo, 28.


Durante a Missa de encerramento do encontro Ratzinger Schülerkreis, Bento XVI pediu sobretudo pelos jovens, para que a sede de Deus torne-se viva neles e que eles reconheçam onde se encontra a resposta.

E para aqueles que desde da juventude tiveram a graça de conhecer a Deus, o Pontífice pediu mais empenho para levar Deus à humanidade.

“E que nós, que pudemos conhecer Deus desde nossa juventude, possamos pedir perdão pelas vezes que levamos tão pouco a Luz de Sua face aos homens, assim pouco provém de nós a certeza que “ele é, Ele está presente, e Ele é a grande realidade, plena, que todos temos”. Queremos pedir a Ele que nos perdoe, que nos renove com a água viva do seu Espírito Santo e que nos possibilite celebrar os Santos Mistérios dignamente”, ressaltou .

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

PALAVRA DO FUNDADOR


Que a paz de Nosso Senhor Jesus Cristo esteja com todos vocês!

Nesta semana iremos refletir sobre o AMOR. O amor incondicional. O amor Ágape.

Quando o amor é sinônimo de doação ele se aproxima do divino. Doar sem outras intenções é o chamado que todos nós temos todos os dias.

Doar amor é doar coração. Quem doa o coração doa a alma.

Deus os abençoe.

LUIS CARLOS BUSTAMANTE COSTA - MINEIRO

"Fórmula de consagração da humanidade ao Sacratíssimo Coração de Jesus"




Ó dulcíssimo Jesus, ó Redentor do gênero humano, lançai um olhar sobre nós, humildemente prostrados diante do vosso altar. Somos vossos e vossos queremos ser; e para podermos viver mais estreitamente unidos a Vós, eis que cada um de nós se consagra ao vosso Sacratíssimo Coração. Muitos, porém, já não Vos conhecem; muitos, ao desprezar os vossos mandamentos, repudiam-Vos. O benigníssimo Jesus, tende piedade de uns e de outros; e atraí todos ao Vosso Coração Santíssimo.

Oh Senhor, sê o Rei não só dos fiéis que não se distanciaram de Vós, mas também destes filhos pródigos que Vos abandonaram; fazei com que estes retornem à casa paterna o quanto antes para não morrerem de miséria e fome. Sê o Rei de todos os que vivem no engano do erro ou que por discordarem de Vós se separaram; chamai-os ao porto da verdade e da unidade da Fé para que assim, em breve, não haja mais que um só rebanho sob um só Pastor.

Sê finalmente o Rei de todos os que estão envoltos nas superstições do paganismo e não recuseis tirá-los das trevas para traze-los à luz do Reino de Deus.

Obtende, oh Senhor, a integridade e liberdade segura para a vossa Igreja; dai a todo o povo a tranqüilidade da ordem; fazei com que de uma extremidade à outra da terra ressoe esta única voz: “Seja louvado este Coração do qual provém a nossa salvação; a Ele a glória e a honra pelos séculos. Amém!” (11).

Fonte:
“Annum Sacrum”, Carta Encíclica de Leão XIII sobre a Consagração da Humanidade ao Sagrado Coração de Jesus, 25 de Maio de 1899
http://www.asc.org.br/site/devocao/formula-acesso em 28/08/11"

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

PALAVRA DO FUNDADOR


Que a paz de Nosso Senhor Jesus Cristo esteja com todos vocês!

Amados e amadas de Deus nesta semana queremos nos fortalecer na unidade. Sim, ver a unidade do POR CRISTO, COM CRISTO E EM CRISTO.

Neste mundo tão individualista que temos, em que sempre precisamos vencer o outro, surge um espírito cristão de que busquemos "ser um".

Como diz a música: "que seja um, é o que eu quero mais". Ser um em Cristo, ser um com o irmão."

Deus os abençoe.

Luis Carlos Bustamante Costa (Mineiro)

sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Terço das Chagas – Modo de rezar:



Abertura:
- Deus, vinde em nosso auxílio.Senhor, socorrei-nos e salvai-nos!
Glória…

Oração inicial:
- Ó Jesus, Divino Redentor, sede misericordioso para connosco e para com o mundo inteiro. Ámen.

- Deus Santo, Deus Forte, Deus Imortal, tende piedade de nós e do mundo inteiro. Ámen.

- Pai Eterno, misericórdia, pelo Sangue de Jesus Cristo, Vosso Único Filho: Tende misericórdia de nós, nós Vo-lo suplicamos. Ámen, Ámen, Ámen.
Nas contas grandes do terço (Em lugar do Pai Nosso):

- Pai Eterno, eu Vos ofereço as Chagas de Nosso Senhor Jesus Cristo, para curar as Chagas das nossas almas.
Nas contas pequenas do terço (Em lugar da Avé Maria):

- Meu Jesus, perdão e misericórdia pelos méritos das Vossas Santas Chagas!
No fim:

Recita-se três vezes a jaculatória:
- Pai Eterno, eu Vos ofereço as Chagas de Nosso Senhor Jesus Cristo, para curar as chagas das nossas almas.

quarta-feira, 17 de agosto de 2011

CONVITE ESPECIAL

ESTAMOS ESPERANDO VOCÊ E SUA FAMILIA!!!

GRUPO DE ORAÇÃO TOM DE AMOR...

SÁBADO, AS 19h00min – SEDE DA COMUNIDADE TOM DE AMOR.
Rua Argentina, n°21 – Vista Verde.

TEMA: "Nosso Deus, é um Deus de Misericórdia!"



www.tomdeamor.com.br

terça-feira, 16 de agosto de 2011

Como os santos podem interceder por todo o mundo se apenas Deus é Onisciente, Onipotente e Onipresente?‏

Uma pergunta que sempre aparece em discussões entre católicos e pessoas de outras religiões: Como os santos podem interceder por todo o mundo se apenas Deus é Onisciente, Onipotente e Onipresente?


Os santos não precisam ser oniscientes, onipresentes e onipotentes para atender às nossas orações. Pois eles vivem (atualmente, apenas as suas almas, uma vez que a ressurreição dos corpos se dará somente no fim do mundo, exceção feita de Nosso Senhor e Nossa Senhora) na presença de Deus altíssimo, e n’Ele vêem todas as coisas que Deus quer que eles vejam. Para isso, suas almas foram dotadas, pelo poder de Deus, de uma potência superior, chamada visão beatífica, de que as almas humanas aqui na Terra não desfrutam. E, na luz da visão beatífica, têm conhecimento de todas as orações que os homens fazem na terra, pedindo sua intercessão junto a Deus.
Como isto é possível, uma vez que provavelmente várias pessoas estarão, ao mesmo tempo, recorrendo à sua intercessão, nas mais diversas partes do mundo?
É para nós, na atual condição aqui na Terra, um mistério que escapa à nossa compreensão. Somente no Céu entenderemos como isso se passa, quando também nós sendo salvos alcançarmos, pela graça de Deus, a visão beatífica. E, assim mesmo, a visão beatífica, embora implique na capacidade de ver Deus face a face, como nos ensina a teologia católica, não significa que nossa inteligência conseguirá abarcar todo o mistério da divindade. Assim, no Céu, nunca ficaremos entediados, pois, de um lado, sempre descobriremos coisas novas em Deus e, de outro lado, qualquer aspecto de Deus que contemplarmos será suficiente para nos extasiar por toda a eternidade!…
Por isso dizia São Paulo: “O olho não viu, nem o ouvido ouviu, nem entrou no coração do homem o que Deus preparou para aqueles que o amam” (I Cor 2,9).
A idéia de que nossas orações chegam diretamente a Deus, que depois as “transmite” aos santos, para que estes a reapresentem diante do trono do Altíssimo, é uma maneira imprecisa de se referir à visão beatífica, pela qual os Santos vêem diretamente em Deus as súplicas que os homens nesta Terra lhes dirigem. Formulada em termos mais precisos, como procuramos fazer, nada há de estranho nesse conhecimento que os santos têm, pela visão beatífica, de nossas perorações a eles dirigidas.
Por outro lado é patente, na objeção, a implicância do espírito racionalista protestante contra tudo que signifique valorizar a colaboração do homem na salvação eterna de seus irmãos. Para nós católicos, o fato de Jesus Cristo ser apontado na Escritura como único Mediador entre Deus e os homens (cfr. I Tim 2,5) não significa que Ele não possa associar outras criaturas — anjos e santos, e sobretudo Nossa Senhora — a essa Mediação.
Não esqueçamos que os santos são amigos de Deus, segundo a palavra de Nosso Senhor Jesus Cristo: “Não mais vos chamarei servos, porque o servo não sabe o que faz o senhor. Mas chamei-vos amigos” (Jo 15,15). E o que há mais natural do que um amigo querer prestigiar seu amigo, associando-o às suas principais obras?
E quem, entre os amigos de Cristo, foi maior e mais amado por Ele do que sua Mãe Santíssima? Por isso Ele a constituiu Medianeira universal de todas as graças. Tese que horripila os protestantes, e a nós católicos enche de gozo e é uma verdade de Fé.

Fonte: Revista Catolicismo

segunda-feira, 15 de agosto de 2011


Mãe passa na minha frente neste momento em que não vejo nada, quando parece não haver luz no túnel, no momento da dúvida, do medo, na hora de tomar a decisão certa ou quando tudo parecer contrário a mim o que sou incapaz de fazê-lo.
Passa na frente e cuida das dificuldades que vou precisar enfrentar e do que não está ao meu alcance de ver.
Tu tens o poder para isso.
Maria passa na frente quando falo com meus filhos, quando me dirijo a minha esposa (o).
Passa na frente quando vou ao trabalho, quando conduzo o carro.
Passa na frente quando tiver que receber uma notícia, quando o médico me for dar o diagnostico de alguma doença, ou quando tiver de fazer uma cirurgia.
Defenda-me, protege-me, cuida de mim.
Passa na frente mãe, toca e aquece com seu amor materno os corações endurecidos que eu vou encontrar no caminho, pois tu és o astro que anuncia o sol e contigo ninguém fica sem sentir o seu calor.
Obrigado Mãe amada, sem a qual não haveria vitória.
Maria, coragem invencível dos atletas de Cristo, coluna de fogo que nos conduz na noite, Aurora da Boa Nova, passa hoje e sempre na minha frente.
Amém!

domingo, 14 de agosto de 2011

SER PAI - DIA 14 DE AGOSTO - DIA DOS PAIS




Ser pai é ser companheiro,
construindo no ninho familiar a grandeza dos filhos,
para alicerçar valores que edificam a sociedade.

Ser pai é ser jardineiro,
plantando raízes de virtudes com mãos delicadas,
para que o lar seja sementeira de luz e de verdade.

Ser pai é ser herói,
protegendo o espaço sagrado de seu templo-família,
cultivando no coração dos filhos o germe da harmonia.

Ser pai é ser fonte de vida,
inaugurando nossa história com gestos de amor,
renovando perenemente a herança da criação.

Ser pai é ser poeta,
declamando com carinho os versos de sua vivência,
para cultivar e enobrecer os projetos de nossa existência.


sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Consagração Individual ao Sacratíssimo Coração de Jesus



(de Santa Margarida Maria Alcoque)

Eu (o seu nome) Vos dou e consagro, oh Sagrado Coração de Jesus Cristo, a minha vida, as minhas ações, penas e sofrimentos, para não querer mais servir-me de nenhuma parte do meu ser, senão para Vos honrar, amar e glorificar. É esta a minha vontade irrevogável: ser todo Vosso e tudo fazer por Vosso amor, renunciando de todo o meu coração a tudo quanto Vos possa desagradar.

Tomo-Vos, pois, ó Sagrado Coração, por único bem do meu amor, protetor da minha vida, segurança da minha salvação, remédio da minha fragilidade e da minha inconstância, reparador de todas as imperfeições da minha vida e meu asilo seguro na hora da morte.

Sê, ó Coração de bondade, a minha justificação diante de Deus, Vosso Pai, para que desvie de mim a Sua justa cólera.

Ó Coração de amor deposito toda a minha confiança em Vós, pois tudo temo de minha malícia e de minha fraqueza, mas tudo espero de Vossa bondade! Extingui em mim tudo o que possa desagradar-Vos ou que se oponha à Vossa vontade.

Seja o Vosso puro amor tão profundamente impresso em meu coração, que jamais possa eu esquecer-Vos nem separar-me de Vós. Suplico-Vos que o meu nome seja escrito no Vosso Coração, pois quero fazer consistir toda a minha felicidade e toda a minha glória em viver e morrer como
Vosso escravo. Amém.


Texto retirado de:
http://www.asc.org.br/site/devocao/consagracao – acesso em 12/08/2011

quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Ser apenas contra o aborto não adianta. É preciso fazer algo.

Milhares de vidas estão em suas mãos.

Mobilize todos os seus amigos de São Paulo. Peça a eles
que também assinem esta petição em defesa da vida.

http://www.saopaulopelavida.com.br


11 de Agosto - Santa Clara




"Clara de nome, mais clara de vida e claríssima de virtudes!" Neste dia, celebramos a memória da jovem inteligente e bela que se tornou a 'dama pobre'. Santa Clara nasceu em Assis (Itália), no ano de 1193, e o interessante é que seu nome vem de uma inspiração dada a sua fervorosa mãe, a qual [inspiração] lhe revelou que a filha haveria de iluminar o mundo com sua santidade.

Pertencente a uma nobre família, destacou-se desde cedo pela sua caridade e respeito para com os pequenos, por isso, ao deparar com a pobreza evangélica vivida por Francisco de Assis apaixonou-se por esse estilo de vida. Em 1212, quando tinha apenas dezoito anos, a jovem abandonou o seu lar para seguir Jesus mais radicalmente. Para isso foi ao encontro de Francisco de Assis na Porciúncula e teve seus lindos cabelos cortados como sinal de entrega total ao Cristo pobre, casto e obediente.

Ao se dirigir para a igreja de São Damião, Clara – juntamente com outras moças – deu início à Ordem, contemplativa e feminina, da Família Franciscana (Clarissas), da qual se tornou mãe e modelo, principalmente no longo tempo de enfermidade, período em que permaneceu em paz e totalmente resignada à vontade divina. Nada podendo contra sua fé na Eucaristia, pôde ainda se levantar para expulsar – com o Santíssimo Sacramento – os mouros (homens violentos que desejavam invadir o Convento em Assis) e assistir, um ano antes de sua morte em 1253, a Celebração da Eucaristia, sem precisar sair de seu leito. Por essa razão é que a santa de hoje é aclamada como a "Patrona da Televisão".


Santa Clara, rogai por nós!

quarta-feira, 10 de agosto de 2011

“Deus fala no silêncio, mas é preciso saber escutar”, diz Papa‏



O Papa Bento XVI recebeu os fiéis e peregrinos no pátio do Palácio Apostólico de Castel Gandolfo e falou sobre a importância do silêncio na oração
"O silêncio é a condição ambiental que melhor favorece o recolhimento, a escuta de Deus, a meditação", salientou o Papa Bento XVI na Catequese desta quarta-feira, 10, realizada às 10h30 (pelo horário de Roma, 5h30 pelo horário de Brasília), no pátio interno do Palácio Apostólico de Castel Gandolfo.

A Catequese desta quarta-feira foi uma continuação do ciclo de Catequeses sobre a oração, no qual o Papa destacou a importância do silêncio como condição para“escutar a Deus”. “Já o fato de apreciar o silêncio, para deixar-se, por assim dizer, "encher-se" pelo silêncio, predispõe-nos à oração”, explica o Pontífice.

Em busca desse silêncio, em diversas épocas, homens e mulheres que consagraram a vida a Deus, monges e monjas, estabeleceram suas comunidades em lugares particularmente belos: no campo, nas montanhas, em vales, montanhas, lagos ou junto ao mar, ou mesmo em pequenas ilhas.

Estes lugares, ressaltou o Papa, unem dois elementos muito importantes para a vida contemplativa: a beleza da criação e o silêncio, garantido a partir do distanciamento das cidades e dos grandes meios de comunicação.

“Deus fala no silêncio, mas é preciso saber escutar. Por isso, os monastérios são oásis no qual Deus fala à humanidade. E neles se encontro o claustro, um lugar simbólico, porque é um espaço fechado, mas aberto para o céu”, elucidou o Santo Padre.


Memória de Santa Clara de Assis

Nesta quinta-feira, 11,a Igreja Católica faz memória a Santa Clara de Assis, por isso, Bento XVI recordou do pequeno convento de São Damião, situado logo abaixo da cidade de Assis, na Itália.

Nesta igrejinha, a qual Francisco restaurou depois de sua conversão, Clara e suas primeiras companheiras estabeleceram sua comunidade, vivendo de oração e de pequenos trabalhos. Elas eram conhecidas como “Irmãs Pobres”, e a forma de vida delas era a mesma dos Frades Menores: “Observando o santo Evangelho de nosso Senhor Jesus Cristo conservando a união pela caridade recíproca e observando em particular a pobreza e a humildade vivida por Jesus e sua santíssima Mãe”.

“O silêncio e a beleza do lugar no qual vive a comunidade monástica – beleza simples e austera – constituem com um reflexo da harmonia espiritual que a comunidade mesma busca realizar”, salientou XVI.

O mundo está cheio destes oásis do espírito, alguns muito antigos, particularmente na Europa, outros são construções mais recentes e outros foram restaurados por novas comunidades.

“Olhando as coisas numa ótica espiritual, estes lugares do espírito são estruturas importantes no mundo! E não é por acaso que muitas pessoas, especialmente nos períodos de pausa, visitam estes lugares e ali ficam por alguns dias: até a alma, graças a Deus, tem suas exigências!”, enfatizou o Papa.

Ao fim da Catequese, o Santo Padre saudou os peregrinos em diversos idiomas, entre eles, o português: “Saúdo com alegria os peregrinos de língua portuguesa, nomeadamente os Escuteiros de São Félix da Marinha em Portugal e os seminaristas brasileiros da Arquidiocese de Diamantina. Esforçai-vos por descobrir o valor do silêncio como condição para o recolhimento interior, para poder escutar a Deus. Que a Virgem Maria possa ensinar-vos a amar o silêncio e a oração. Ide em paz!”.

Ato de Consagração das Famílias ao Sagrado Coração de Jesus


(Texto aprovado por São Pio X em 1908)


SAGRADO CORAÇÃO de Jesus, que manifestastes a Santa Margarida Maria o desejo de reinar sobre as famílias cristãs, nós vimos hoje proclamar vossa realeza absoluta sobre a nossa família. Queremos, de agora em diante, viver a vossa vida, queremos que floresçam, em nosso meio, as virtudes às quais prometestes, já neste mundo, a paz.

Queremos banir para longe de nós o espírito mundano que amaldiçoastes.
Vós reinareis em nossas inteligências pela simplicidade de nossa fé; em nossos corações pelo amor sem reservas de que estamos abrasados para convosco, e cuja chama entreteremos pela recepção freqüente de vossa divina Eucaristia.

Dignai-Vos, Coração divino, presidir as nossas reuniões, abençoar as nossas empresas espirituais e temporais, afastar de nós as aflições, santificar as nossas alegrias, aliviar as nossas penas. Se, alguma vez, algum de nós tiver a infelicidade de Vos ofender, lembrai-Vos, ó Coração de Jesus, que sois bom e misericordioso para com o pecador arrependido.

E quando soar a hora da separação, nós todos, os que partem e os que ficam, seremos submissos aos vossos eternos desígnios. Consolar-nos-emos com o pensamento de que há de vir um dia em que toda a família, reunida no Céu, poderá cantar para sempre a vossa glória e os vossos benefícios.

Digne-se o Coração Imaculado de Maria, digne-se o glorioso Patriarca São José apresentar-Vos esta consagração e no-la lembrar todos os dias de nossa vida. Viva o Coração de Jesus, nosso Rei e nosso Pai.

Texto retirado de:
http://www.asc.org.br/site/devocao/atodeconsagracao – acesso em 10/08/2011

Ó Deus...



Ó Deus que constituíste a teu único filho supremo e Eterno sacerdote para a glória de Tua majestade e salvação da humanidade, concede que aqueles que Ele escolheu como ministros e servidores de Seus ministérios sejam constantes em cumprir o ministério que receberam. Por Jesus Cristo, na unidade do Espírito Santo.

Amém.

(Papa João Paulo II)

DEUS E NÓS






Quando um sonho se desfaz Deus reconstrói.


Quando se acabam as forças Deus renova.


Quando é inevitável conter as lágrimas Deus dá alegria.


Quando não há mais amor Deus o faz nascer.


Quando a maldição é certa Deus transforma em bênção.


Quando parece ser o final Deus dá novo começo.


Quando a aflição quer persistir Deus nos envolve com a paz.


Quando a doença assola Deus é quem cura.


Quando o impossível se levanta Deus o torna possível.


Quando faltam as palavras Deus sabe o que queremos dizer.


Quando tudo parece se fechar Deus abre uma nova porta.


Quando você diz: não vou conseguir – Deus diz: Não temas, pois estou contigo!


Quando o coração é machucado por alguém Deus é quem derrama o bálsamo curador.


Quando não há possibilidade Deus faz o milagre.


Quando só há morte Deus nos faz persistir.


Quando a noite parece não ter fim Deus faz nascer o amanhecer.


Quando caímos num profundo abismo Deus estende sua mão e nos tira de lá.


E quando o calor da provação é grande Deus dá a sombra da sua presença.


Quando o inverno parece infinito Deus traz o verão.


E quando não existe mais fé Deus diz: Creia e tudo será transformado.


Quando alguém diz que não somos nada Deus nos diz que somos mais que vencedores.
E quando difícil se torna o caminhar Deus nos carrega no seu colo.


Toda nossa vida tem que estar nas mãos de Jesus, querendo que isso aconteça é necessário abrirmos o coração para sua misericórdia.

terça-feira, 9 de agosto de 2011

Oração pelas Vocações





Senhor da messe
e pastor do rebanho,
faz ressoar em nossos ouvidos
o teu forte e suave convite:
"Vem e segue-me"!
Derrama sobre nós o teu Espírito,
que Ele nos dê sabedoria
para ver o caminho
e generosidade
para seguir a tua voz.

Senhor,
que a messe não se perca
por falta de operários.
Desperta as nossas comunidades
para a missão.
Ensina a nossa vida
a ser serviço.
Fortalece os que querem
dedicar-se ao Reino,
na vida consagrada e religiosa.

Senhor,
que o rebanho
não pereça por falta de pastores.
Sustenta a fidelidade
dos nossos bispos,
padres e ministros.
Dá perseverança
aos nossos seminaristas.
Desperta o coração
dos nossos jovens
para o ministério pastoral
na tua Igreja.

Senhor da messe
e pastor do rebanho,
chama-nos para o serviço
do teu povo.
Maria, Mãe da Igreja,
modelo dos servidores do Evangelho,
ajuda-nos a responder "sim".

Amém.

Vocação



Falamos muito de vocação. Quando dizemos que alguém tem vocação, afinal o que queremos dizer? A palavra vocação vem do verbo no latim "vocare" (chama?). Assim vocação significa chamado. É, pois, um chamado de Deus. Se há alguém que chama, deve haver outro que escuta q responde.

A vida de todo ser humano é um dom de Deus. "Somos obra de Deus, criados em Cristo Jesus" (Ef 2,10). Existimos, vivemos, pensamos, amamos, nos alegramos, sofremos, nos relacionamos, conquistamos nossa liberdade diante do mundo que nos cerca e diante de nós mesmos.

Não somos uma existência lançada ao absurdo. Somos criaturas de Deus.

Não existe homem que não seja convidado ou chamado por Deus a viver na liberdade, que possa conviver, servir a Deus através do relacionamento fraternal com os outros.

Você é uma vocação. Você é um chamado.

Encontramos na Bíblia muitos chamados feitos por Deus: Abraão, Moisés, os profetas... Em todas as escolhas, encontramos:
• Deus chama dlretamente, pela mediação de fatos e acontecimentos, ou pelas pessoas.
• Deus toma a Iniciativa de chamar.
• Escolhe livremente e permite total liberdade de resposta.
• Deus chama em vista de uma missão de serviço ao povo.
Vocação é o encontro de duas liberdades:
• a de Deus que chama
• a do Homem que responde
Podemos fazer uma distinção entre os chamados: vocação à existência, vocação humana, vocação cristã e vocação específica, uma sobrepondo-se à outra.

Vocação à existência -À vida

Foi o primeiro momento forte em que Deus manifestou todo o seu amor a cada um de nós. Deus nos amou e nos quis participantes de seu projeto de criação como coordenadores responsáveis por tudo o que existe. Fomos criados à imagem e semelhança de Deus. A vida é a grande vocação. Deus chama para a vida, e Jesus afirma que veio para que todos a tenham em abundância. (Jo 10,10)

Vocação humana - Ser gente, ser pessoa

Foi nos dada a condição da "liberdade dos filhos de Deus", inteligência e vontade. Estabelecemos uma comunhão com o Criador e, nessa atitude dialogai, somos pessoas. A pessoa aprende a conviver, a dialogar, enfim, a se relacionar. Todos têm direitos e deveres recíprocos.
Infelizmente, a obra-prima do Criador anda muito desprezada: enquanto uns têm condições e oportunidades, outros vivem na miséria, sem condições básicas para ressaltar a dignidade com que foram constituídos. No mundo da exclusão acontece a "desumanização"'e pode-se perder a condição de pessoa humana.

Vocação cristã - Vocação de filho, de batizado

Todo batizado recebeu a graça de fazer parte do povo eleito por Deus, de sua Igreja. Através da vocação cristã, somos chamados à santidade, vocação à perfeição, recebendo a mesma fé pela justiça de Deus. Fomos, portanto, eleitos e chamados pessoalmente por Cristo para ser, como cristãos, testemunhas e seguidores do Mestre Jesus. Chamados â fé pelo batismo, a pessoa humana foi qualificada de outra forma. Assim todos fazem parte do "reino de sacerdotes, profetas e reis". (1 Pd 2,9)

Toda pessoa batizada tornou-se um seguidor de Cristo, participante de uma comunidade de fé que pode ser chamada para participar da obra de Deus, como membro de sua Igreja, seguindo caminhos diferentes:

Vocação laical (no matrimônio /no celibato / solteiro - apóstolo)

l Assim todo cristão solteiro ou casado, batizado em Cristo, tornando-' se membro da sua Igreja, é convocado a ser apóstolo, anunciador do l Reino de Deus, exercendo funções temporais. O leigo vive na l secularidade e exerce sua missão insubstituível nos ofícios e trabalhos l deste mundo. O Concilio Vaticano II sublinhou que a vocação e a missão l do leigo "contribuem para a santificação do mundo, como fermento na \ massa'. (LG31)

Vocação ao ministério ordenado (diácono, padre e bispo)

É uma vocação de carisma particular, é graça, mas passa pela mediação da Igreja particular, pois as vocações são destinadas à Igreja. Acontece num acompanhamento sistemático, amadurecendo as motivações reais da opção. O ministro ordenado preside e coordena os serviços da comunidade. Por intermédio dos sacramentos, celebra a presença de Deus no meio do seu povo. O presbítero é enviado a pastorear e animar a comunidade. Ele é o bom pastor que guia, alimenta, defende e conhece as ovelhas. "Isto exige humanidade, caráter íntegro e maduro, virtudes morais sólidas e personalidade madura". (OT 11)

Vocação à vida consagrada (ser irmão religioso ou irmã religiosa / vida ativa ou contemplativa)

O religioso é chamado a testemunhar Cristo de uma maneira radical, vivendo uma consagração total nos votos de pobreza, castidade e obediência. Com a pobreza, vivem mais livres dos bens temporais, tornando-se disponíveis para Deus, para a Igreja e para os irmãos. Com a castidade, vivem o amor sem exclusividade, sendo sinal do mundo l futuro que há de vir. Com a obediência, imitam a Cristo obediente e fiel à vontade do Pai.

Textos bíblicos
Mateus 25,14-30; João 14, 5 - 7
Leia estes textos com calma, um de cada vez, procurando trazê-los para a sua vida.

Precisamos distinguir bem vocação de profissão, pois não são exatamente a mesma coisa.

A profissão dignifica a pessoa quando é exercida com amor, espírito de serviço e responsabilidade. A vocação vivida na fidelidade e na alegria confere ao exercício da profissão uma beleza particular, é o caminho de santidade.

http://www.catequisar.com.br/texto/materia/especial/vocacao/04.htm

SER HUMILDE




" Ser humilde é sabermos reconhecer o nosso lugar no mundo,
bem como que acima de nós há um Criador que conhece a cada um de nós,
no mais íntimo do nosso ser.
...Ser humilde é fazer o bem sem ostentação, sem orgulho.
Ser humilde é ter a capacidade e a coragem de reconhecer,
nossos próprios erros e imperfeições, antes de apontar os dos outros.
Ser humilde é ter a coragem de pedir perdão,
quando cometemos um erro em relação a alguém.
Ser humilde é ser indulgente com os erros dos outros, perdoando infinitamente.
Ser humilde é saber calar a voz quando o momento não for adequado às palavras.
Ser humilde é chorar e pedir ajuda,
quando o peso das aflições se torna difícil para nós,
entregando-nos ao Divino Mestre Jesus para que nos ajude a carregar o nosso fardo.
Ser humilde é reconhecer a nossa pequenez diante do Universo.
Ser humilde é se colocar sempre no lugar do outro,
fazendo ao próximo somente aquilo que gostaríamos que fizessem por nós.
Ser humilde é saber que sempre estamos aprendendo e que esse aprendizado é infinito.
Ser humilde é ter a certeza de que somente o amor verdadeiro,
nos levará ao caminho da felicidade eterna que tanto desejamos.
A humildade é virtude dos fortes! "

segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Senhor, seja feita sua vontade!



Que a paz de Nosso Senhor Jesus Cristo esteja com todos vocês!

Amados e amadas de Deus nesta semana quero convidá-lo a fazer a experiência: Senhor, seja feita sua vontade!

Sim, nos dias de hoje cada vez mais egoísta e alto suficiente, é difícil deixarmos Deus realizar a obra sem que queiramos dar palpites.

Mas precisamos buscar esta experiência e colher dela frutos verdadeiros da ação de Deus, pois a vontade de Deus está na frente de tudo, pois Ele vê antes de tudo.

Deus abençoe.

Luis Carlos Bustamante Costa - Fundador

sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Devoção ao Sagrado Coração

Devoção ao Sagrado Coração
Asilo dos homens, Sacrário de Divinas Riquezas



O culto ao Sagrado Coração de Jesus está presente desde o nascimento da Igreja, tendo como sua revelação inicial o momento da Paixão de Nosso Senhor, em que o Sagrado Coração foi aberto para os fiéis como nosso asilo inviolável, derramando sobre todos suas torrentes de misericórdia e graça.
Muitos dos maiores santos compreenderam o verdadeiro significado dessa devoção, mas esta só foi revelada de uma maneira especial (pelo próprio Jesus) à Santa Margarida Maria Alacoque, durante o século XVII (mais especificamente no ano de 1673), período em que a Europa passava por um processo de descristianização da sociedade moderna o qual pretendia afirmar-se a secularização, por essa razão Nosso Senhor visitou Santa Margarida no mosteiro de Paray-le-Monia, na França, mostrando o Seu Divino Coração e confiando à santa essas palavras: “Eis o Coração que tanto amou os homens, que nada poupou, até se esgotar e se consumir para lhes testemunhar seu amor. Como reconhecimento, não recebo da maior parte deles senão ingratidões, pelas suas irreverências, sacrilégios, e pela tibieza e desprezo que têm para comigo na Eucaristia. Entretanto, o que Me é mais sensível é que há corações consagrados que agem assim. Por isto te peço que a primeira sexta-feira após a oitava do Santíssimo Sacramento seja dedicada a uma festa particular para honrar Meu Coração, comungando neste dia, e O reparando pelos insultos que recebeu durante o tempo em que foi exposto sobre os altares. Prometo-te que Meu Coração se dilatará para derramar os influxos de Seu amor divino sobre aqueles que Lhe prestarem esta honra”. Nosso Senhor apareceu à Santa Margarida Maria diversas vezes entre 1973 e 1975, e dentre seus diálogos com Jesus distinguem-se, de maneira especial, essas 12 promessas:

1. A minha bênção permanecerá sobre as casas em que se achar exposta e venerada a imagem de meu Sagrado Coração.

2. Eu darei aos devotos do meu Coração todas as graças necessárias a seu estado.

3. Estabelecerei e conservarei a paz em suas famílias.

4. Eu os consolarei em todas as suas aflições.

5. Serei seu refúgio seguro na vida, e principalmente na hora da morte.

6. Lançarei bênçãos abundantes sobre todos os seus trabalhos e empreendimentos.

7. Os pecadores encontrarão em meu Coração fonte inesgotável de misericórdias.

8. As almas tíbias se tornarão fervorosas pela prática dessa devoção.

9. As almas fervorosas subirão em pouco tempo a uma alta perfeição.
10. Darei aos sacerdotes que praticarem especialmente essa devoção o poder de tocar os corações mais empedernidos.

11. As pessoas que propagarem esta devoção terão os seus nomes inscritos para sempre no meu Coração.

12. A todos os que comungarem nas primeiras sextas-feiras de nove meses consecutivos, darei a graça da perseverança final e da salvação eterna.

Todas extraídas das seguintes palavras de Nosso Senhor:

“Os fiéis acharão, pelo intermédio desta devoção amável, todos os socorros necessários ao seu estado, ou seja, a paz nas suas família, o alívio nos seus trabalhos, as bênçãos do Céu em todas as suas empresas, a consolação nas suas misérias, e é propriamente neste sagrado Coração que alcançarão um lugar de refúgio durante toda a vida e principalmente na hora da sua morte”.

Essas são algumas das palavras da própria santa acerca das revelações:

“O Meu divino Salvador fez-me compreender que aqueles que trabalham pela salvação das almas encontrarão a arte de comover os corações mais empedernidos e trabalharão com um êxito maravilhoso se eles mesmos estiverem penetrados de uma terna devoção ao divino Coração”.

“Asseverando-Me que Ele recebia um contentamento singular em ser honrado sob a figura deste Coração de carne, cuja imagem desejava fosse exibida em público, com a finalidade –acrescentou– de tocar por seu intermédio o coração insensível dos homens; prometendo-me que derramaria em abundância todos os dons que possui em plenitude sobre todos aqueles que O honrassem; e que em todo lugar em que esta imagem fosse ostentada para ser objeto de especial honra ela atrairia toda sorte de bênçãos”.

“Sinto-me totalmente imersa neste divino Coração; (...) estou como num abismo sem fundo onde Ele me revela os tesouros de amor e de graça que concede às pessoas que se consagram e sacrificam para lhe render e alcançar toda a honra, amor e glória de que são capazes”.

“Confirmou-me o contentamento que recebe em ser amado, conhecido e venerado pelas suas criaturas e tão grande que prometeu-me que todos aqueles que Lhe sejam devotados e consagrados não morrerão jamais”.

“Numa sexta-feira, durante a Sagrada Comunhão, disse estas palavras à sua indigna escrava: “Prometo-te, na excessiva misericórdia do meu Coração, que o seu amor onipotente obterá a todos aqueles que comunguem nove primeiras sextas-feiras do mês seguidas a graça da penitência final, que não morrerão na minha desgraça, sem receber os seus sacramentos e que o Meu divino Coração será o seu refúgio assegurado no último momento”. “Nada temas, Eu reinarei apesar dos meus inimigos e de todos aqueles que procurarão opor-se”.
E atualmente a devoção ao Sagrado Coração de Jesus é uma das expressões mais difundidas pela Mãe Igreja, sendo salientada pelos próprios Pontífices Romanos devido seus sólidos fundamentos nas Sagradas Escrituras, sendo referenciado no “Diretório sobre a Piedade Popular e a Liturgia” da Congregação para o Culto Divino, e pelo Papa Pio XII na encíclica “Haurietis aquas, de 15 de Maio de 1956”, a qual salienta que é o próprio Jesus que toma a iniciativa de nos apresentar o Seu Coração como fonte de restauração e de paz: “Vinde a mim, todos vós, que estais cansados e oprimidos, que Eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso
e humilde de coração e encontrareis descanso para o vosso espírito. Pois o meu jugo é suave e o meu fardo é leve”. (Mt. 11, 28-30).

Santa Margarida ainda nos adverte, assegura e firma nossa esperança ao nos revelar:

“Este amável Coração reinará, apesar de Satanás. Isto me arrebata de alegria.” “Afinal reinará, este amável Coração, apesar de todos os que se quererão opor. Satã e todos os seus seguidores serão confundidos”.

Por isso busquemos de todo coração essa devoção afim de que, não somente nós, mas também nossas famílias estejam sob a proteção do Sagrado Coração de Jesus.

Sagrado Coração de Jesus: Nós temos confiança em Vós!

Trechos extraídos De: 10. Cf. Vida e Obras de Santa Margarida Maria, publicação da Visitação de Paray, 1920
http://www.asc.org.br- acesso em 03/08/2011

Sagrado Coração de Jesus: Nós temos confiança em Vós!

quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Dia 4 de Agosto, Dia do Padre!

AGOSTO, mês das Vocações!

Oração por uma feliz escolha da Vocação

Senhor, que queres que eu faça?
Coloco-me diante de Ti, com a mesma pergunta de São Francisco de Assis.
Como ele, desejo ser simples, humilde, Irmão de toda criatura.
Hoje, venho louvar-te pela natureza toda, o sol, as plantas, a água, as aves, os animais, o homem, sinais de tua presença e de tua bondade imensa.
Quero ser um instrumento em tuas mãos para transmitir a PAZ neste mundo cheio de guerras e semear o BEM onde há tanto ódio.
Ilumina-me, Senhor, para que eu possa escolher o caminho que apontas para mim.
Que saiba descobrir qual a minha vocação.
Que consiga realizar em minha vida a tua Santíssima Vontade.
Que possa imitar o Cristo seguindo os passos de São Francisco de Assis.
Amém.

Perdoar é um ato de vontade e não um sentimento...


Perdoar é a prova pela qual o Senhor faz passar todos os seus combatentes. Perdoar nos classifica! Não perdoar nos desclassifica nesta seleção de combatentes.
Perdoar é um ato de vontade e não um simples sentimento. Temos o livre arbítrio de escolher entre perdoar ou guardar entulhos no coração. A decisão é nossa. Somente com o perdão conseguimos harmonia em nosso coração.
A palavra de Deus nos mostra claramente que o perdão abre as portas para alcançarmos as graças de que necessitamos. ''E quando estiverdes em pé orando, se tendes algo contra alguém, perdoai, para que o vosso Pai que está nos céus também vos perdoe vossas faltas'' (Mc 11,25).
Muitas vezes não somos atendidos em nossas orações por causa da dureza do nosso coração. Pedimos muitas graças, rezamos, fazemos penitências... mas se não perdoarmos, se ficarmos guardando ressentimentos em nosso coração a graça não acontece. Se nos recusamos a perdoar, a utomaticamente estamos impedindo que a graça de Deus se realize em nossas vidas.
Sem perdão, o canal da graça está impedido. Ressentimentos, e muito mais ainda, rancores e ódios ''entopem'' o canal da graça. Ao longo da nossa vida vamos acumulando mágoas, ressentimentos; somos pessoas complicadas, nos ofendemos com facilidade e na mesma proporção magoamos e ferimos as pessoas... É preciso mudar o coração. É necessário ser misericordioso como o Pai é misericordioso.
Temos um Pai que é todo amor. Na qualidade de filhos, precisamos nos encher de misericórdia, piedade e compaixão para com o nosso próximo. É preciso agir como o bom samaritano:

''Um homem descia de Jerusalém a Jericó, caiu nas mãos de bandidos que, tendo-o despojado e coberto de pancadas, foram-se embora e o abandonaram quase morto. Aconteceu que um sacerdote descia por esse caminho; ele viu o homem e passou a boa distância. Do mesmo modo um levita chegou a esse lugar; viu o homem e passou a boa distância. Mas um samaritano que estava de viagem chegou perto do homem: ele o viu e tomou-se de compaixão. Aproximou-se, atou-lhe as feridas, derramando nelas azeite e vinho, montou-o sobre a sua própria montaria, conduziu-o a uma hospedaria e cuidou dele. No dia seguinte, tirando duas moedas de prata, deu-as ao hospedeiro e lhe disse: 'Toma conta dele, e se gastares alguma coisa a mais, na minha volta to pagarei'. Qual dos três, a teu ver, mostrou-se próximo do homem que caíra nas mãos dos bandidos?' O legista respondeu: 'Foi aquele que deu prova de bondade para com ele'. Jesus lhe disse: 'Vai e faze tu o mesmo' '' (Lc 10, 30-37). 

 Precisamos ser homens e mulheres semelhantes ao bom samaritano. Ele precisou renunciar a todos os seus projetos de seguir em frente e dar prioridade àquele que estava precisando de cuidados. Assim são os combatentes que o Senhor escolheu.
Ao aproximar-se daquele homem colocou primeiro o azeite em suas feridas para aliviar a dor. Logo depois colocou o vinho que era utilizado para limpeza de feridas. Após fazer os curativos, o samaritano carregou aquele homem no colo e o pôs na sua montaria; e foi puxando o burrinho à procura de uma hospedaria... Depois dos primeiros cuidados, o samaritano não podia ficar por mais tempo, então entregou dois denários – era uma boa quantia em dinheiro para aquela época – nas mãos do hospedeiro, fazendo muitas recomendações para tratar do ferido da melhor maneira possível.
Não resta dúvida: o próprio Deus coloca em nosso caminho as pessoas que precisamos ajudar e perdoar. É necessário ter um coração misericordioso. É imprescindível que este coração transborde em atitudes concretas.
É certo: em nossa vida existem situações concretas nas quais precisamos usar de misericórdia. Por essa razão precisamos conservar um coração sensível. A vida moderna não pode nos arrastar. Não pode endurecer o nosso coração. O mundo não pode nos tornar insensíveis.
Nem o levita e nem o sacerdote foram sensíveis. Foi o samaritano quem agiu com misericórdia. Nada justifica termos um coração insensível. Precisamos de um coração misericordioso, que vibra, que sente e se compadece com o outro.
A vida nos transtornou de tal forma, que achamos natural acumular sentimentos negativos em nosso interior, e até nos achamos no direito de termos raiva da pessoa que errou conosco. Somos egoístas. Por isso nos frustramos. Somos ressentidos e magoados por isso, ficamos tristes e conseqüentemente chegamos à depressão.
Comece agora: queira amar; decida ter paciência, ter mansidão; decida por se compadecer como aquele samaritano. O próprio Deus quer nos dar esta graça. Quando começamos a amar, tudo se transforma. Não espere toda a sua vida mudar, para depois começar a amar. Ao contrário: comece amando e tudo vai se transformar em sua vida. Peça ao Senhor a graça de amar:
''Senhor, eu quero amar. Eu me decido neste momento a amar, a perdoar as pessoas que me fazem sofrer e chorar. Dá-me a graça de amar, mesmo diante das minhas dificuldades e limitações. Mesmo não sentindo, eu quero amar com gestos concretos. Ensina-me Senhor, a amar como Jesus me ama. Ensina-me a perdoar como Jesus me perdoa. Eu quero amar, eu quero perdoar, dá-me a graça.''Amém.
Você pode achar que é o outro quem está errado; que é ele quem precisa mudar. Mas na realidade, é você quem precisa aprender a amar. As pessoas são transformadas quando se sentem verdadeiramente amadas. Se a gente muda e começa a amar, tudo se transforma. Talvez na sua casa exista uma pessoa que é considerada a ovelha negra: difícil de se relacionar, sempre irritada, indiferente e revoltada. A única maneira de reverter esse quadro é amando-a. Amar sem condições, mesmo que a pessoa continue errando. O amor precisa ser traduzido em paciência: ver a pessoa errar e assim mesmo estar junto, sem irritação, sem ficar recriminando. Apenas amar. É um constante exercício.
Amar não quer dizer deixar a pessoa fazer o que quiser. Você estará presente, não a abandona, não fica falando na cabeça dela, sem brigas, sem discussões. Mostra o certo e ama; aponta o caminho, e ama; espera, e ama. Se a pessoa volta a errar, confia, ama e recomeça tudo de novo. É fogo, mas esta é a única maneira de mudar as pessoas: através do amor. O amor é como o fogo, capaz de transformar todas as coisas. Por isso seremos julgados pelo amor... ''Falai, pois, de tal modo e de tal modo procedei, como se estivésseis para ser julgados pela lei da liberdade. Haverá juízo sem misericórdia para aquele que não usou de misericórdia. A misericórdia triunfa sobre o julgamento'' (Tg 2,12s). A misericórdia triunfa no julgamento. Se você for uma pessoa misericordiosa, será tratada com misericórdia no julgamento. O que salvará a mim e a você no julgamento final, será a misericórdia. O amor concreto, traduzido em atos para com aquele que erra. O perdão concreto para aquele que errou conosco.
 

GRUPO DE ORAÇÃO TOM DE AMOR

ESTAMOS ESPERANDO VOCÊ E SUA FAMILIA!!!

GRUPO DE ORAÇÃO TOM DE AMOR...

SÁBADO, AS 19h00min – SEDE DA COMUNIDADE TOM DE AMOR.
TEMA: " Sob à proteção do Altíssimo."

Rua Argentina, n°21 – Vista Verde.

www.tomdeamor.com.br
 

Carisma da Comunidade

Nosso maior desejo é servir no amor e na alegria sempre!